quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Trabalhando com o SpeedPak

Lançado na versão 2009 do SolidWorks, o recurso SpeedPak ajuda projetistas e engenheiros a criarem projetos ainda maiores no SolidWorks.
Através desse recurso interativo, é possível simplificar automaticamente áreas do modelo que não necessitam ser reconstruídas toda vez que o SolidWorks abre um conjunto ou desenho de conjunto - ideal para o trabalho de grandes montagens como plantas industriais, máquinas com muitos componentes.

O recurso SpeedPak é bastante difundido entre os usuários, mas é sempre bom explorarmos os benefícios desta feature a fim de minimizar o impacto do desempenho em grandes geometrias. Eu acredito que o principal benefício é que os recursos de hardware são bastante minimizados, possibilitando a um usuário focar seu trabalho em uma determinada área do conjunto sem precisar carregar todas as informações da montagem (Figura 1). No conjunto da figura, redução do tempo de abertura de um conjunto de 800 componentes de 1 minuto e 30 segundos (completamente resolvido) para 5 segundos em um DELL Precision 4GB RAM Core2Duo.





Sua utilização é bastante simples. Com um conjunto aberto, basta acessar a área do gerenciador de configurações e em seguida clicar com o botão direito do mouse na configuração na qual você deseja aplicar o SpeedPak (Figura 2). Em seguida, a janela do SpeedPak aparecerá no PropertyManager, possibilitando que o usuário faça a seleção das peças/corpos/faces que são realmente importantes no conjunto.




É exatamente este o caso no conjunto apresentado na Figura 3. Neste exemplo, o usuário prrecisa definir apenas algumas regiões de interesse - são essas regiões que serão importantes para a montagem no nivel superior da montagem. Assim, basta selecionar na caixa de corpos, o conjunto de corpos sólidos necessários, além de um grupo de faces padrão para as relações de posicionamento.




Alternativamente, o usuário pode pedir para o software realizar a seleção automaticamente. O recurso de inclusão rápida está presente (Figura 4), possibilitando ao usuário escolher entre filtrar faces ou corpos, de dentro para fora. O resultado é que o tempo de reconstrução da montagem diminui muito, devido ao número menor de geometrias necessárias para reconstruir. A visualização permanece intacta.




E não se preocupe quanto a atualizações. Se algo é atualizado no conjunto no nivel inferior, o SolidWorks automaticamente avisa que a configuração SpeedPak precisa ser reconstruída (Figura 5). Assim, basta o usuário pedir para atualizar o SpeedPak e tudo estará novamente perfeito.



Um comentário:

  1. José.
    Se for possível um exemplo passo-a passo.
    porque tentei com uma montagem de 100 megas e não entendí o funcionamento, aparece uma area circular que se move na extenção da tela, tambem não entendi por qué.
    Agradeço de antemão sua ajuda.

    ResponderExcluir